Espero que vocês aproveitem essa dica.
Olá a todos, desculpe a demora só agora tive tempo para escrever o passo a passo do cabelo da Jolie para quem me pediu, e para quem quiser também essas dicas fiz uma explicação mais completa para quem ama pintar boneca, e quem quiser compartilhar, dividir o que aprendemos é muito bom, e detesto quando alguém chega pra mim e diz: você tem que esconder o pulo do gato, acho isso muito egoísta pois quando nascemos não sabemos de nada e aos poucos vamos aprendendo tudo com amor e carinho, e quanto mais passamos nosso conhecimento mais aprendemos .
Rosevane Oliveira
Primeiro vou dar algumas dicas: para fazer o cabelinho uso pincéis bem desgastados para fazer os fios e dê preferência uso eles sem molhar na água, conforme vão ficando molhados vou trocando de pincel, é que secos eles ficam mais finos os fios e molhados eles abrem um pouco deixam os fios mais grossos, quando compro pincéis verifico os que são bem mais prensados e cerdas mais curtas,fui percebendo isso aos poucos e treinei muito para chegar a esses fios, mas também depende muito do tecido para que eles fiquem bem bonitos, algumas fiz em camisetas e outras no tricolini de algodão, e a tinta tem que estar em ótimo estado sem estar dura, uso o diluente com cuidado para não deixar a tinta transparente, e uso um pincel bem macio para preencher o cabelo e vou fazendo por partes o cabelo pois na hora de fazer os fios é preciso deixar a tinta secar um pouquinho e principalmente não deixá-la secar totalmente, pois se fizer os fios logo em seguida a tinta ainda está muito úmida e os fios ficam mais grossos, mas isso depende muito do tecido pois tem alguns tipos de tecidos que secam mais rápidos e outros demoram pra secar, não gosto de pintá-la em malha fria, pois a tinta seca muito rápido.
Por exemplo para a loirinha que acho que é o mais difícil e demorado uso como base o marfim, espero secar um pouco faço um pouco de fios brancos onde vai a luz, um bem perto do outro não termino todos os fios iguais, uns mais para cima e outros mais para baixo, logo em seguida faço com mostarda os outros fios, lembrando que o mostarda não pode ser misturado com o branco pois são cores de luz e sombra e uso esta regra: que as cores da luz não se mistura com a cor da sombra.
O mostarda geralmente coloco onde começam os fios nas divisões das mechas e nas partes mais profundas ou sejam que tem menos volume, espero secar mais um pouco, lembrando sempre que os fios não devem terminar todos na mesma linha, misturo o sépia com o mostarda e faço mais alguns fios por cima dos fios anteriores, espero secar mais um pouquinho e faço mais fios com o sépia.
Outra dica: conforme vou colocando as cores nesta sequência, sempre tem que deixar todas as cores aparecendo, não se deve cobri-las totalmente, a primeira demão que no caso é o mostarda faço fios mais longos para sobrar espaço para as outras e vou intercalando um pouco entre os fios brancos.
Se for preciso retoque o branco antes deles secarem totalmente.
Em volta do rosto da Jolie da parte de fora, somente quando estiver seco, e também só da orelha pra baixo misturo um pouco de sépia com um pouquinho só de preto, isso só vale nas partes que o rosto dela estejam por cima dos fios pois como disse do lado de fora do rosto.
Outra dica é não apertar muito o pincel para que os fios fiquem mais finos.
Os melhores pincéis são os mais velhinhos pois são mais prensados e tem as cerdas mais firmes desde que não estejam totalmente duras para que não raspem a tinta do tecido a ponta deve estar macia, e quando faço os fios procuro fazê-lo de uma só vez, se volto no mesmo fio procuro fazer no mesmo lugar em que o fiz e lembrando que os fios sempre devem ir na mesma direção mesmo que na pintura ele não seja feito por inteiro. O cabelo da loirinha começamos com a cor mais claras, as outras começamos pelas cores escuras.
O cabelo da Japonesinha é o mais fácil, só tem que tomar cuidado para não deixá-la com o cabelo grisalho, as dicas são as mesmas coloque o preto como base, se não quiser totalmente preto esfumace um pouco de sépia antes de fazer os fios, espere secar e vá fazendo os fios com branco.
Para essas Jolies de cabelos escuros, conforme vão secando vou retocando o branco antes de secar totalmente, lembrando que se deve encurtar essa luz, e como o cabelo preto não tem cor de sombra pois o preto é a cor mais escura, a primeira demão de branco faço os fios mais compridos.
O cabelo da ruivinha dou uma base com o caramelo, faço os fios mais claros com o amarelo pele, a primeira cor dos fios mais escuros faço com o cerâmica, sempre intercalando, mas nunca com o pincel em cima dos fios claros, para retocar os fios claros misturo o amarelo pele com o branco, neste caso não uso o branco puro para iluminar. Para continuar com os fios escuros misturo o sépia com cerâmica para fazer alguns fios mais escuros e acrescento o preto nesta mistura que sobrou para fazer em volta do rosto do lado de fora depois que os fios estiverem secos.
Para a última Jolie uso como base o marrom misturado com sépia, o amarelo pele para os fios mais claros, e branco + amarelo pele para iluminar os fios, para os fios mais escuros, marrom + preto.
Para quem tem dúvida da cor da pele da Jolie uso o salmão bebê como base, amarelo pele para a primeira sombra, marrom para a última sombra e branco para a luz. Para as bochechas rosa chá. Lembrando sempre que também vou retocando bastante o branco para dar mais volume para o rosto.
Mais ainda estou fazendo alguns testes com as cores para ver se chego mais próximo da cor original da pele e do cabelo da Jolie loirinha.
Espero que minhas dicas possam ajudar, beijos e boa pintura a todos!